ㅤㅤㅤㅤ
O glaucoma é uma doença silenciosa que pode afetar gravemente a saúde dos olhos. Ele pode aparecer por diversas razões e exige um tratamento após o diagnóstico. Inclusive, em alguns casos esse tratamento pode ser permanente. Isso porque o glaucoma sem tratamento pode levar à cegueira irreversível e é, inclusive, a principal causa desse acometimento.
Por isso, para que você tire as principais dúvidas sobre o problema, suas consequências e seus tratamentos, preparamos esse texto reunindo várias informações sobre o glaucoma!
O que é o glaucoma?
O glaucoma se caracteriza pelo aumento da pressão ocular que acaba gerando danos às fibras do nervo óptico. A doença faz com que o paciente perca, gradualmente, o seu campo de visão. Dessa forma, quem tem glaucoma em fase avançada costuma assemelhar a sensação a de enxergar permanentemente pelo buraco da fechadura.
Causas
Entre os fatores de risco para o aparecimento do glaucoma estão ter alto grau de miopia, hipertensão, diabetes e idade acima dos 35 anos. O histórico familiar também pode contribuir para o surgimento da enfermidade.
Diagnóstico
Por se tratar de uma doença silenciosa, o glaucoma geralmente é identificado durante as consultas oftalmológicas regulares do paciente. Durante os exames, o especialista pode identificar a pressão intraocular acima da média ou ainda alterações no nervo óptico, que são perceptíveis pelo exame do fundo de olho.
O sintoma de perda de visão só acontece em fases mais avançadas da doença e atinge, primeiramente, a visão periférica.
Tratamento
O tratamento mais comum para o glaucoma é o uso de colírios antiglaucomatosos, que ajudam a regular a pressão intraocular em níveis suficientes para impedir a evolução da doença. Nos casos em que o glaucoma tem seu aparecimento associado a outras doenças, o uso do colírio é feito por um curto período. Enquanto isso, se trata a condição que fez surgir o glaucoma, como o diabetes.
O glaucoma crônico, que mais acomete os pacientes, exige o uso dos colírios por toda a vida. Em casos mais graves, pode ser feito o uso de medicamentos via oral e tratamento por laser.
A cirurgia só é usada como último recurso. Isso porque ela oferece riscos no pré e pós operatório, além de nem sempre trazer os resultados esperados.
Glaucoma sem tratamento
O glaucoma sem tratamento pode levar a problemas mais sérios de saúde. Ele é a principal causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No glaucoma crônico simples, a perda de visão pode levar de 10 a 20 anos. Já no agudo, ela pode acontecer de um dia para o outro.
Portanto, além do uso da medicação indicada após o diagnóstico, o paciente com glaucoma deve visitar o oftalmologista a cada dois meses para fazer os exames novamente e identificar se a pressão intraocular está controlada.
Agora que você já sabe mais sobre o glaucoma e os riscos que ele oferece à sua saúde, procure prevenir e controlar doenças como hipertensão e diabetes, além de fazer visitas regulares ao consultório oftalmológico. E fique de olho em nosso blog para mais dicas e cuidados sobre saúde ocular!