Quem somos

O Instituto de Olhos de Maceió (IOM) foi fundado no dia 13 de abril de 1996, pelo Dr. Allan Teixeira Barbosa, com o objetivo de oferecer um atendimento oftalmológico de qualidade em Maceió. Ao longo de sua história, o IOM cresceu, e hoje além de modernas e amplas instalações, conta com um corpo clínico que reúne profissionais altamente qualificados e experientes (especialistas, mestres e doutores), bem como com um quadro de funcionários competente e bem treinado.

Somando-se a tudo isto, encontra-se numa localização privilegiada e dispõe de uma infraestrutura dotada de equipamentos modernos e de última geração. Por isso oferece a seus pacientes um atendimento dentro do mais rigoroso padrão técnico, sem deixar de lado o que realmente faz diferença: atenção e calor humano.

Mais do que um serviço especializado em oftalmologia, a equipe IOM trabalha continua e arduamente para ser a clínica a quem você pode confiar os cuidados com a sua visão.


IOM Social

O Instituto de Olhos de Maceió (IOM) tem compromisso com a preservação da saúde ocular, essencial para todos, independente da classe social. O Instituto mantém o Programa IOM Social, por meio do qual atende pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS).


São realizadas regularmente cerca de mil consultas eletivas, 500 cirurgias oftalmológicas e 500 exames diagnósticos por mês. O IOM também é pólo no Projeto Glaucoma (distribuição de colírios aos portadores desta doença). Em parceria com o Governo do Estado também são desenvolvidas ações voltadas para alunos do ensino fundamental, nas quais já foram atendidas aproximadamente 60 mil crianças em 15 municípios alagoanos.

Uma ferramenta importante do IOM Social é o Projeto de Assistência Médica Ambulatorial Móvel (AMAM), que leva o atendimento do Instituto de Olhos de Maceió para regiões mais afastadas.

Projeto AMAM

Para viabilizar o atendimento fora de sua sede, o IOM desenvolveu o AMAM, que atua desde 2006. São cinco médicos oftalmologistas, duas auxiliares de enfermagem, duas atendentes e um motorista a bordo do ônibus AMAM, que já esteve em diversos municípios alagoanos, atendendo á solicitação de suas prefeituras.

O AMAM dispõe de um ônibus equipado e adaptado para servir de consultório médico itinerante. Após o atendimento, nos casos em que há indicação, é realizada a distribuição de colírios e lentes corretivas.

De início, o projeto tinha como foco as crianças com idade entre 7 e 14 anos, estudantes da rede pública do Estado. O objetivo era diminuir a evasão escolar e a repetência, já que problemas visuais podem causar falta de interesse pelos estudos.

A essência do AMAM foi mantida, mas sua abrangência foi ampliada. A Assistência Médica Ambulatorial Móvel oferece aos pacientes o atendimento de consulta e realização de exames, como o de refração computadorizada, que avalia e calcula o grau que deverá ser utilizado pelo paciente; exame do fundo de olho, que avalia os nervos óticos e a retina, podendo diagnosticar doenças como o glaucoma e retinopatia diabética; e o exame de tonometria, que mede a pressão intraocular e pode levar ao diagnóstico de glaucoma.

IOM Mais

Com nova unidade, Instituto de Olhos de Maceió leva alto padrão de atendimento para o Feitosa.

IOM tem quase 26 anos de experiência em consultas oftalmológicas, pensando em levar a mesma qualidade para um número maior de maceioenses, o Instituto de Olhos de Maceió (IOM), com 25 anos de história no atendimento oftalmológico, abriu uma nova unidade do bairro do Feitosa. A preços acessíveis, o IOM Mais alcança moradores também do Jacintinho, Barro Duro e proximidades.

Consultas oftalmológicas de rotina, exames para detecção de glaucoma e todo suporte para o uso de lentes de contato também estarão na unidade, como explica o diretor e fundador do Instituto, Dr. Allan Teixeira Barbosa. “A população dessa região será atendida pelos mesmos profissionais da nossa matriz, qualificados e motivados em dar o melhor atendimento para comunidade”. Inaugurado em abril de 1996, o IOM surgiu da demanda que Maceió tinha por um serviço especializado em oftalmologia. E deu certo. A matriz, localizada na Rua Comendador Palmeira no bairro do Farol, vai completar 26 anos.

De acordo com o oftalmologista, Allan Teixeira Barbosa, com o tempo, ele percebeu que também era possível suprir a demanda estrangulada que vinha da população que não conseguia atendimento no SUS e não tinha acesso a planos de saúde. “Abrimos esse precedente com preços populares, não só de consultas, mas também de exames, para dar acesso a essa população uma opção de qualidade para atender essa demanda”, ressaltou.

A modalidade funcionou tão bem que unidade da Avenida Juca Sampaio, no Feitosa, já é a segunda do IOM Mais. A primeira fica localizada na Rua Saldanha Gama, no Farol. Com aparelhos de primeira geração, todos os exames são realizados nessas unidades.
“As unidades estão equipadas com os aparelhos mais modernos possíveis com objetivo de oferecer uma medicina de qualidade e um diagnóstico de altíssima credibilidade. Toda a demanda cirúrgica proveniente das unidades do IOM MAIS serão realizadas na matriz, onde fica o bloco cirúrgico", detalhou.