Serviços
Consultas
Uma característica comum entre as diversas patologias que podem acometer os olhos é a sua forma silenciosa de evolução.
Muitas doenças surgem e avançam sem sintomas e, aos poucos, vão afetando a visão até debilitá-las e, aí sim, se percebe a existência da doença.
A consulta em oftalmologia é primordial para evitar danos maiores, tendo em vista que muitas doenças são assintomáticas.
O oftalmologista deve ser procurado independemente da existência de sintomas, pois o diagnóstico precoce pode ser determinante para a preservação da saúde ocular.
Exames
-
Mapeamento de retina
-
Gonioscopia
-
Curva tensional diária
-
Campimetria computadorizada (Campo Visual)
-
Biometria ultrassônica
-
Angiofluoresceinografia digital
Este exame possibilita a avaliação das estruturas presentes na região chamada de fundo do olho, incluindo não só a retina, mas também o nervo óptico e o vítreo.
O mapeamento de retina é indicado para diagnosticar doenças como descolamento de retina, degenerações, problemas que afetam a mácula, tumores, infecções e hemorragias.
No IOM, você realiza esse e outros exames.
A partir deste exame é realizada a avaliação do ângulo da câmara anterior, localizado entre a córnea e a íris, local por onde o humor aquoso pode ser escoado.
A gonioscopia é indicada para se obter o diagnóstico de glaucoma, além de avaliar tumores que atingem a íris e acompanhar traumas oculares.
No IOM, você realiza esse e outros exames.
Neste exame, a pressão intraocular é medida ao longo do dia, em horários distintos, para, a partir disso, traçar um gráfico que relacione as medidas e os períodos. Dessa forma, é possível determinar em quais horários os medicamentos prescritos devem ser utilizados.
O exame de curva tensional diária é indicado para monitorar a evolução do glaucoma, uma vez que a pressão intraocular sofre mudanças durante o dia.
No IOM, você realiza esse e outros exames.
A partir deste exame é possível quantificar a área espacial percebida pelo olho e identificar possíveis alterações no campo de visão.
A campimetria computadorizada é indicada no diagnóstico e acompanhamento de casos de glaucoma e outras doenças que afetam o nervo óptico, retinopatias e problemas neurológicos.
No IOM, você realiza esse e outros exames.
Este exame é realizado para medir o comprimento axial do olho. A partir dos resultados obtidos, é possível calcular com precisão as medidas das lentes intraoculares.
A biometria ultrassônica é indicada durante o pré-operatório de cirurgia refrativa, cirurgia de catarata e cirurgia facorefrativa com alto grau de hipermetropia e miopia.
No IOM, você realiza esse e outros exames.
Neste exame, é possível avaliar o fluxo sanguíneo dos vasos que irrigam a retina através de fotografias da região do fundo do olho, que são feitas a partir de um equipamento digital.
A angiofluoresceinografia digital é indicada para o acompanhamento de doenças como a retinopatia diabética, alterações relacionadas à retina devido à hipertensão arterial, alterações da mácula, trombose e tumores oculares.
No IOM, você realiza esse e outros exames.
Cirurgias
No centro cirúrgico do IOM, são realizadas, além de diversas cirurgias oftalmológicas, cirurgias plásticas. A estrutura do Instituto segue rigorosamente as normas da Vigilância Sanitária e oferece às equipes cirúrgicas e aos pacientes as melhores condições, que se traduzem em conforto e atenção.
Procedimentos cirúrgicos realizados no Instituto:
-
Cirurgias fistulizantes com implantes valvulares
-
Cirurgia refrativa
-
Cirurgia de catarata
-
Cirurgia da glândula lacrimal
-
Cirurgia antiglaucomatosa
-
Capsulotomia YAG ou cirúrgica
O principal objetivo deste procedimento é reduzir a pressão intraocular através da drenagem do humor aquoso, a fim de evitar lesões no nervo óptico. É indicado para casos de glaucoma. Para isso, é realizado o implante de uma válvula que irá auxiliar nesse escoamento.
No IOM, você realiza esse e outros procedimentos.
A cirurgia refrativa é realizada através de um equipamento chamado Excimer Laser, que utiliza luz ultravioleta para remodelar a superfície da córnea, a fim de alterar sua curvatura, para corrigir erros refrativos, como hipermetropia, astigmatismo, miopia e presbiopia. Existem várias técnicas disponíveis, sendo as principais: PRK e LASIK.
No IOM, você realiza esse e outros procedimentos.
A catarata é caracterizada pela opacificação do cristalino, lente natural do olho. O único método de correção é cirúrgico, no qual o cristalino opacificado é fragmentado, aspirado e substituído por uma lente intraocular. Atualmente, contamos com a cirurgia a laser, mais moderna e que permite maior precisão durante o procedimento.
No IOM, você realiza esse e outros procedimentos.
O sistema lacrimal é composto pela glândula lacrimal, canais e ponto lacrimal. Qualquer anormalidade, seja relacionada ao estreitamento ou mesmo oclusão, pode comprometer todo o seu funcionamento. Nesses casos, pode ser necessário que seja realizada a correção de forma cirúrgica.
No IOM, você realiza esse e outros procedimentos.
Alterações da pressão intraocular são a principal causa de desenvolvimento do glaucoma. A maior parte dos casos é controlada com o uso de medicamentos. Quando o tratamento se mostra ineficiente, as cirurgias antiglaucomatosas podem ser indicadas. São elas:
Trabeculectomia: onde é criada uma válvula para drenar o humor aquoso;
Cirurgia ciclodestrutiva: onde há a remoção parcial do tecido que produz humor aquoso;
Implante de válvula de drenagem: onde há um implante de uma válvula artificial para auxiliar na drenagem.
No IOM, você realiza esse e outros procedimentos.
A capsulotomia é um procedimento realizado para corrigir opacificações da cápsula posterior do cristalino que podem surgir após a cirurgia de catarata, reduzindo a acuidade visual. É realizado através da tecnologia YAG-laser, indolor e não exige internação.
No IOM, você realiza esse e outros procedimentos.
Teste de adaptação de Lentes de Contato
As lentes de contato possuem diferentes consistências, são feitas por diferentes materiais e têm diferentes graus de absorção de oxigênio. Cada especificação é indicada para uma determinada correção e deve ser usada por um período preestabelecido. O uso indevido das lentes de contato pode causar danos aos olhos, que são órgãos sensíveis.
A adaptação de lentes de contato inclui todo o atendimento que envolve o uso de lente, começando com a indicação. O médico responsável pela adaptação das lentes prescreve a considerada ideal para o caso, acompanha a adaptação do paciente ao uso da lente, e além de orientar em relação à limpeza e a conservação das mesmas, assegurando que elas não gerem nenhum dano à visão.
O tempo necessário para adaptação da lente de contato vai depender de sua composição, podendo durar de um dia a uma semana.
Apesar de criadas para isto, as lentes de contato não deixam de ser um corpo estranho colocado sobre os olhos e, por isso, o seu uso indevido pode causar infecções. Por este motivo, o uso das lentes de contato deve ser indicado e acompanhado por um oftalmologista.
No IOM, contamos com médicos oftalmologistas especializados em lente de contato para uma melhor adaptação desde os casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia até casos de grandes deformidades de córnea, como os Ceratocones avançados
Tratamentos
-
Fotocoagulação
-
YAG Laser
-
Infusão de drogas antiangiogênicas (para controlar complicações em problemas retinianos)
A fotocoagulação é um procedimento realizado com laser e indicado para o tratamento de doenças que afetam os vasos sanguíneos dos olhos, além de degenerações e roturas na retina. Não há necessidade de internação e é realizado sob anestesia local.
No IOM, você realiza esse e outros procedimentos.
A opacidade da cápsula posterior do olho pode afetar consideravelmente a acuidade visual. Dessa forma, o objetivo do procedimento é remover essa opacidade acentuada. Ela é indicada quando o problema surge após a cirurgia de catarata, por exemplo, o que não significa que a doença se desenvolveu novamente.
No IOM, você realiza esse e outros procedimentos.
A aplicação de injeções intravítreas com antiangiogênicos pode ser muito útil no controle de doenças que afetam a retina ou a mácula, causando edemas ou hemorragias, como a DMRI e a retinopatia diabética. O procedimento é rápido, indolor e realizado sob anestesia local.
No IOM, você realiza esse e outros tratamentos.